

Com nova regra, Brasil mira tirar pontos de rivais fora de casa.
A pontuação da Liga Mundial de vôlei sofreu alterações em relação à edição passada. O novo sistema segue os moldes do Campeonato Italiano e premia, além dos vitoriosos, os derrotados por placar de 3 a 2. Após perder seu primeiro ponto em casa, o Brasil mira tirar tentos dos adversários nas próximas três rodadas em território estrangeiro.
O atual sistema dá três pontos às seleções que vencerem por 3 a 0 ou 3 a 1, sendo que o perdedor não soma nada. Já os placares de 3 a 2 resultam em dois tentos para quem triunfar e um para a equipe derrotada.
"Acho assim bem mais justo. Porque premia quem consegue vencer pelo menos dois sets", afirmou Rodrigão, que já está habituado com este sistema por ter atuado no Macerata. Após quatro temporadas na Itália, o meio-de-rede foi repatriado e defenderá o Pinheiros na próxima Superliga.
Com esta nova pontuação, a seleção brasileira deixou seu primeiro ponto escapar jogando no ginásio Nilson Nelson, em Brasília. Na volta dos veteranos Giba e Rodrigão, o Brasil encontrou forte resistência da Finlândia, mas venceu a primeira partida da segunda rodada por 3 a 2 - cedendo um ponto aos europeus.
"Perder ponto em casa é um pedra importante na busca pela classificação para as finais", advertiu o técnico Bernardinho. Apenas o primeiro colocado de cada um dos quatro grupos segue na briga pelo título da 20ª edição da Liga Mundial. Há ainda a vaga da Sérvia, país-sede da fase final, e outra de uma equipe convidada pela FIVB (Federação Internacional de Voleibol).
O Brasil lidera o Grupo D com 11 pontos, à frente de Polônia (5), Venezuela (4) e Finlândia (4), respectivamente. "Essa pontuação torna cada set ainda mais importante. No Italiano eu já vi muita equipe ser rebaixada ou ir para o playoff por causa deste um ponto. Por isso, temos que abraçar a ideia e quando não der para vencer, temos que pensar em somar ponto", opinou o oposto Leandro Vissoto, um dos destaques do Trentino, na Itália.
Após duas vitórias sobre a Polônia, em São Paulo, e dois triunfos sobre a Finlândia, em Brasília, o Brasil embarca nesta terça-feira para etapas fora do país contra estes mesmos adversários nesta ordem. Depois, a seleção verde-amarela enfrenta a Venezuela em Caracas e na sequência em Belo Horizonte para encerrar a participação na primeira fase.
Nenhum comentário:
Postar um comentário