Veteranos ficam no banco e Brasil bate Finlândia em 4ª formação distinta.
Com a quarta formação titular diferente, a seleção brasileira masculina de vôlei conquistou sua quarta vitória na Liga Mundial. O técnico Bernardinho deixou Giba e Rodrigão no banco de reservas e testou pela primeira vez o oposto Leandro Vissoto na saída de rede no triunfo deste sábado sobre a Finlândia, por 3 a 0 (25-17, 25-19 e 25-20), no ginásio Nilson Nelson, em Brasília.
Quatro jogadores foram titulares contra a Polônia, na primeira rodada em São Paulo, e diante da Finlândia: o levantador Bruninho, o ponteiro e capitão Murilo, o meio-de-rede Lucão e o líbero Escadinha. Éder, Sidão, Rodrigão, Thiago Alves, Giba, João Paulo, Rivaldo e Leandro Vissoto iniciaram ao menos uma partida no time principal.
Com quatro vitórias em quatro jogos e com a liderança isolada do Grupo D, a seleção brasileira se despediu temporariamente do Brasil. Nas três próximas rodadas, a equipe enfrenta Polônia, Finlândia e Venezuela, respectivamente, fora de casa. O Brasil só volta ao território nacional para o duelo sul-americano, nos dias 18 e 19 de julho, em Belo Horizonte.
O saque finlandês e os erros de contra-ataques brasileiros foram as principais dificuldades da equipe de Bernardinho na suada vitória de sexta-feira. No entanto, os comandados do italiano Mauro Berruto não conseguiram encaixar o melhor serviço e o levantador Bruninho jogou com o passe mais na mão.
Com boas variações de ataque pelo meio e pelas entrada e saída de rede, o Brasil dominou todo o primeiro set. A Finlândia tentava encostar, mas sofria com falhas na recepção, que facilitavam o bloqueio brasileiro. E foi em um paredão formado por Lucão e Murilo que o time verde-amarelo chegou ao segundo tempo técnico na frente (16-10).
Em alteração que já se tornou habitual em finais de set, o técnico Bernardinho trocou o levantador e o oposto. Bruninho e Leandro Vissoto deram lugar a Raphael e Rivaldo. Capitão por um erro de inscrição, o ponteiro Murilo colocou o Brasil em vantagem ao fechar a primeira parcial em 25-17 em ponto de saque.
O segundo set começou mais equilibrado e os visitantes chegaram a estar em vantagem, mas com bola pelo meio de Lucão, a seleção brasileira chegou à primeira parada técnica à frente (8-6). Em alguns momentos, a Finlândia parecia encontrar seu jogo e tentava se aproximar no placar.
Os europeus ainda contaram com o excessivo número de erros brasileiros - dez ao longo do segundo set - para se manter com chances, mas sem sucesso. E a parcial terminou como a anterior, em ace, desta vez, do ponteiro Thiago Alves.
Ao contrário do que aconteceu no dia anterior, o Brasil não permitiu que os finlandeses gostassem do jogo. Com Éder no lugar de Lucão, o Brasil iniciou o terceiro e último set já no comando (4-1). Mas em uma bola simples apenas passada pelos visitantes, a seleção verde-amarela se atrapalhou e viu os rivais crescerem (4-3).
O jogo continuou apertado, mas com belas defesas que faziam os 11.524 presentes vibrarem, o Brasil conseguiu se distanciar no marcador. Os comandados de Bernardinho ainda viam os erros adversários colaborarem. O domínio completo sobre uma Finlândia que não repetiu o bom desempenho de sexta seguiu até o fim e o Brasil conquistou sua quarta vitória consecutiva - a primeira seleção a conseguir quatro resultados positivos nas duas primeiras rodadas duplas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário